16/07/2008

Cursos de Espeleologia

A Comissão de Ensino da Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) vai realizar, nos próximos meses, duas acções de formação: um Curso de Nível III (Formação Avançada em Espeleologia) e um Curso de Monitores.
O Curso de Nível III realiza-se nos dias 15,16, 29 e 30 de Novembro e 1, 6, 7 e 8 de Dezembro. Este curso centra-se no aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos, técnicas básicas de salvamento e organização de actividades espeleológicas. "O curso de Nível III habilita a organizar e dirigir explorações e trabalhos espeleológicos."
O Curso de Monitores realiza-se em duas etapas: um módulo teórico (nos dias 4, 5, 18 e 19 de Outubro) e um módulo prático (em Novembro/Dezembro). O curso destina-se à preparação nas componentes científica, pedagógica, de organização e segurança, com vista ao desempenho de funções de ensino nos vários níveis de formação. Um monitor está habilitado a organizar, enquadrar e avaliar cursos de nível I, II e III, entre outros.
As provas de pré-requisitos, para ambos os cursos, vão decorrer, no dia 20 de Setembro, no Algar-escola da Bajanca (Porto de Mós). Os pré-requisitos para o Curso de Nível III consistem na realização de uma progressão vertical, com dificuldade acrescida, e no Curso de Monitores é necessário efectuar uma manobra de resgate individual (descida de vitima).
O número máximo de inscrições é de 20 formandos e o custo da formação é de 300 euros, para ambos os cursos. O prazo limite para as inscrições é no dia 15 de Agosto.
Para mais informações contacte o director da Comissão de Ensino, Sérgio Medeiros, através do e-mail: ensino@fpe-espeleo.org ou através do endereço Praça Manuel Henriques Jr. 24,1º Esq. -3100 - 500 POMBAL.

[Fonte: Espeleo.pt]

Sem comentários: