22/10/2008

Gralhas em alta

teste
Cafés, casas, centros e calorias

Quiz. Se a gralha-de-bico-vermelho está em vias de extinção, os centros comerciais continuam em expansão; e se uma casa cara pode ser barata, o que não cessa de aumentar são os problemas de obesidade em Portugal.

1. A gralha-de-bico-vermelho está à beira da extinção. Quantas se estima existirem em Portugal?
a) Menos de mil
b) Menos de 600
c) Menos de 500
d) Menos de cem
(…)”

[Abel Coelho de Morais · Diário de Notícias, Ano 144º, nº 50 968, 19 de Outubro de 2008, pg. 63]


(Moncorvo @ J. C. Farinha, 1986)

Conhecer para preservar?
“Cafés, casas, centros e calorias!” Uma aparentemente estranha mistura de temas que, no entanto, talvez estejam mais interligados do que à primeira vista se possa pensar… Só falta juntar a este leque temático as alterações climáticas!?
A Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax erythrorhamphus Veillot) encontra-se, sem dúvida, em vias de extinção. Mas parece encontrar-se em alta na comunicação social… Talvez o mediatismo a que a espécie está agora sujeita possa servir como alerta e sensibilização para a sua problemática situação de extinção. Situação que, contudo, não é de agora… Há mais de duas décadas que a diminuição do número de efectivos tem sido motivo de preocupação por parte dos investigadores que têm estudado a espécie. Destaca-se, nesse particular, o trabalho efectuado pelo biólogo João Carlos Farinha, do então Instituto para a Conservação da Natureza (ICN) e agora também da Biodiversidade (ICNB).
No que concerne à conservação desta espécie salientam-se o trabalho em curso por parte do Projecto Bico-vermelho e, em fase inicial de desenvolvimento, o projecto da Quercus.
Já agora, a solução apresentada para a pergunta “1” é a “c”: menos de 500.

Sem comentários: