06/10/2008

Expo-Espeleo-Foto

Espeleologia
Fotografias do Mundo Subterrâneo

[FORA DE PORTAS ● jornal Forum Ambiente nº 195, 21 de Agosto de 1998]

A vila de Sesimbra tem mais uma vez o património espeleológico em exposição. “Maravilhas Subterrâneas da Costa Azul” é uma mostra fotográfica de Francisco Rasteiro, organizada pelo Núcleo de Espeleologia da Costa Azul. A inauguração da exposição, patente no Clube Sesimbrense, foi acompanhada pelo lançamento de um livro sobre as grutas da região.

Gruta do Zambujal © Francisco Rasteiro (1997)

O lançamento do livro e a inauguração da exposição “Maravilhas Subterrâneas da Costa Azul” decorreu na passada segunda-feira (dia 17 de Agosto), pelas 21 horas, no Clube Sesimbrense (Grémio). Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ), da Câmara Nunicipal de Sesimbra (CMS), de Carlos Sargedas (fotógrafo) e de José João Lda.. A mostra fotográfica, da autoria de Francisco Rasteiro, revela mais uma vez as riquezas escondidas no subsolo sesimbrense. A beleza de um meio que, estando oculto, é geralmente ignorado e maltratado. Desta feita, não poderá ficar alheio aos múltiplos brilhos dos cristais de calcite ou às variadíssimas nuances do mundo subterrâneo. A exposição estará patente no Clube Sesimbrense até 31 de Agosto, das 15 às 23 horas.

Imagens de luz e escuridão
Francisco Rasteiro nasceu em 1971 e iniciou-se nas artes da espeleologia em 1994, através da Associação dos Espeleólogos de Sintra (AES), da qual é sócio. Foi membro do Núcleo de Espeleologia do Museu Nacional de História Natural e é sócio-fundador do NECA. Esse espeleólogo-fotógrafo frequentou o curso de fotografia a preto e branco no Arco (de 1989 a 1990), ganhou diversos prémios fotográficos e participou em diversas exposições. O concurso de fotografia “Sesimbra e o Mar”, organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra em 1989, rendeu-lhe o primeiro, segundo e terceiro prémio para fotografia a cores. Em 1990, ficou em primeiro lugar na modalidade de fotografia a preto/branco, no concurso “A Solidão”, organizado pelo DN Jovem. Participou também na exposição colectiva realizada na galeria Arte & Mar (Sesimbra) em 1995. Organizou ainda diversas exposições singulares, destacando-se, em 1996, as exposições: “Formas cristalinas”, realizada na Rebeca-Relíquias, Bebidas e Conserva Amena Lda.; “Nas entranhas do Cabo Espichel”, apresentada no Black Coffe, e “Espeleologia”, realizada no Bar Caravela. Colaborador de diversos jornais e revistas, entre as quais a Forum Ambiente, o seu trabalho tem versado sobretudo a natureza, em geral, e o meio subterrâneo, em particular.
A luta pela preservação da Gruta do Zambujal e da serra e falésia do Risco são amplamente conhecidas. A defesa das grutas e algares da Arrábida são, de facto, o cavalo de batalha do espeleólogo Francisco Rasteiro. As diversas iniciativas de divulgação da espeleologia e da conservação do meio subterrâneo em que participou assim o testemunham.
Com a presente exposição de fotografia - “Maravilhas Subterrâneas da Costa Azul ”- Francisco Rasteiro pretende “sensibilizar o público em geral para a preservação e valorização dos ambientes cársicos, através de fotografias que ilustram alguns recantos subterrâneos, com formações litológicas de rara beleza”.

Sem comentários: