21/10/2008

Vulcano-espeleologia (V)

Grutas da Terceira
Visitar para preservar

[FORA DE PORTAS ● Jornal Forum Ambiente nº 203, 16 de Outubro de 1998]

Furna da Água (Terceira, Açores) @ Anabela Trindade (1995)

A Gruta do Natal vai abrir ao público no próximo dia 1 de Dezembro e a abertura da Furna da Água está prevista para o próximo Verão. Trata-se de uma forma de divulgar as riquezas espeleológicas da ilha Terceira (Açores), sensibilizando para a conservação do mundo subterrâneo.

Os Montanheiros - Sociedade de Exploração Espeleológica, fundada em 1 de Dezembro de 1963 na ilha Terceira, é a mais antiga associação espeleológica dos Açores. Não admira, pois, que seja essa a ilha onde se encontra a gruta mais visitada do arquipélago: o Algar do Carvão. Esse famoso algar, profundamente associado à história da sociedade Os Montanheiros, contará em breve com cavidades congéneres.
No próximo dia 1 de Dezembro decorrerá a inauguração e a abertura ao público da Gruta do Natal, mais um projecto a cargo dessa associação espeleológica açoriana. Prevê-se, igualmente, que a Furna da Água, numa iniciativa da Delegação do Turismo da Terceira, venha a ser aberta ao público já a partir do próximo Verão. A Junta de Freguesia de Porto Judeu pretende também utilizar a Gruta das Agulhas para fins turísticos, mas a sua abertura revela-se problemática.

Conhecer para preservar
Para Paulo Borges, do grupo Os Montanheiros, as cavidades vulcânicas constituem um património natural de inegável valor. Além do grande interesse geológico e vulcano-espeleológico, essas cavidades apresentam nomeadamente um grande valor hidrológico (Furna da Água) e biológica (Gruta das Agulhas). No entanto, o estado de conservação de algumas grutas e algares constitui um motivo de preocupação, que urge resolver.
A pressão turística, nos Açores, é crescente, constituindo uma alternativa às dominantes actividades agrícolas. As grutas e algares surgem como uma possibilidade de desenvolver o turismo regional e potenciar a própria conservação do meio subterrâneo. No entanto, há que ter em atenção que os túneis de lava e algares são dos poucos habitats bem conservados nos Açores, sendo necessário acautelar a sua preservação. Qualquer projecto de exploração turística terá de ser sujeito a estudo prévio de impacte ambiental e estar vocacionado para as componentes científica e de educação ambiental.
Os valores científicos e patrimoniais que as grutas e algares encerram podem e devem ser utilizados para acções de interpretação do meio subterrâneo e sensibilização para a sua conservação. O aproveitamento turístico de certas cavidades (de que o Algar do Carvão é o exemplo mais conhecido) revela-se de grande interesse, com benefícios evidentes no desenvolvimento da economia local. Os espeleólogos verificaram inclusivamente que, por vezes, é possível compatibilizar as actividades de índole turística com a conservação.
Muitos dos túneis de lava existentes na Terceira (e também em outras ilhas) são visitados por turistas e população em geral. Segundo os espeleólogos, essas visitas serão positivas, pois as grutas merecem ser visitadas, não fossem os impactes ambientais que se verificam. Encontram-se grandes quantidades de lixo nas cavidades mais frequentadas. Os Montanheiros, no início da década de 90, limparam as grutas do Natal e das Agulhas e, desde então, têm zelado pela conservação dessas cavidades. Mas os atentados ao património espeleológico continuam a verificar-se noutros locais.
A conservação das grutas e algares torna-se cada vez mais premente. Os espeleólogos defendem a classificação e preservação de todas as cavidades. Mas, na impossibilidade de tal acontecer (em breve), afirmam que é urgente a determinação das cavernas em que é prioritário actuar nesse sentido. A inventariação das cavernas do arquipélago, efectuada pelos espeleólogos açorianos, revela-se o instrumento de trabalho essencial para a defesa do património subterrâneo da região. A Gruta do Natal é um túnel de lava, com cerca de 350 metros de desenvolvimento (situado na Lagoa do Negro), cuja conservação e divulgação estão asseguradas pela associação Os Montanheiros. Mas, essa cavidade, também designada por “Galerias Negras”, não será o único exemplo. No próximo Verão, a Furna da Água será aberta ao público mantendo a cavidade tal como se encontra. Os visitantes dispõem de equipamento individual (capacete e iluminação) para efectuarem a descida ao “reino da escuridão”. O interesse turístico da Gruta das Agulhas remonta ao início da década de 90 e também se prevê a sua abertura ao público. No entanto, a Junta de Freguesia de Porto Judeu e o Agrupamento 130 do Corpo Nacional de Escutas, por razões de segurança, decidiram aguardar as conclusões de estudos especializados. Até que as grutas e algares dos Açores estejam protegidos por Lei, resta às diversas associações locais e regionais a sua salvaguarda, para que não se repitam os erros do passado.

*****

Atenção espeleólogos


[FORA DE PORTAS ● Jornal Forum Ambiente nº 203, 16 de Outubro de 1998]

O V Encontro Nacional de Espeleologia, organizado pela Associação dos Espeleólogos de Sintra (com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Vertical - Sociedade de Importação e Comércio de Artigos para as Actividades de Ar Livre), irá efectuar-se no dia 24 de Outubro. No entanto, o local onde este encontro irá decorrer não será, como previsto, no Palácio de Valenças, em Sintra, mas na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês. O encontro, subordinado ao tema “Ensino da Espeleologia”, inicia-se às 9 horas da manhã. Não falte.

Sem comentários: