24/10/2008

Vulcano-espeleologia (VIII)

Amigos dos Açores
Dez anos de Espeleologia

[FORA DE PORTAS · jornal Forum Ambiente nº 179, 1 de Maio de 1998]

A espeleologia açoriana está de parabéns. Os Amigos dos Açores desenvolvem actividades nas grutas da região desde há uma década. Uma oportunidade para abordar o historial da descoberta e conservação do “mundo subterrâneo” micaelense.

© Francisco Rasteiro

A associação ecológica Amigos dos Açores, sedeada na ilha de S. Miguel, está a comemorar uma década de trabalhos espeleológicos. As actividades subterrâneas iniciaram-se no ano de 1998, tendo sido visitadas todas as cavidades micaelenses então conhecidas. Dez anos de explorações no interior da Terra, que permitiram um maior conhecimento do património espeleológico do arquipélago e o despoletar de medidas conservacionistas na Gruta do Carvão.

Uma história de grutas e algares
O interesse pelas cavidades da ilha de S. Miguel surgiu em 1998, mas o Grupo de Trabalho de Espeleologia dos Amigos dos Açores (GTEAA) só seria criado em 1991, o que não impediu o desenvolvimento de diversas acções espeleológicas por parte dessa associação ambientalista. Os Amigos dos Açores colaboraram, em 1989, com especialistas das universidades de Edimburgo (Escócia) e La Laguna (Canárias) em estudos de vulcano-espeleologia. No ano seguinte, em estreita colaboração com a associação espeleológica Os Montanheiros (da ilha Terceira) e a Universidade dos Açores, efectuaram trabalhos de campo no âmbito do projecto Biospel – S. Miguel. Em 1991, depois da fundação do GTEAA, foram estudadas diversas cavidades da ilha de S. Miguel, com especial destaque para a Gruta do Carvão (Ponta Delgada). No ano seguinte, foi elaborado um documento em vídeo sobre esta gruta, onde se salienta a sua importância turística, didáctica e científica, vídeo este que foi apresentado no I Encontro Internacional de Vulcano-espeleologia das ilhas Atlânticas, que decorreu em Angra do Heroísmo (na ilha Terceira). Como corolário das acções desenvolvidas, o GTEAA elaborou uma proposta de intervenção museológica na Gruta do Carvão, proposta que foi apresentada em Março de 1994, durante os trabalhos do 1º Encontro das Instituições Museológicas dos Açores, realizado no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada (S. Miguel). Em Janeiro de 1995, com o apoio da Junta de Freguesia de S. José, foram efectuados trabalhos de desobstrução e limpeza da gruta, o que permitiu a circulação em toda a extensão do troço jusante, o qual se desenvolve desde a Rua de Lisboa até à Avenida Antero Quental (num total de 600 metros). Simultaneamente, a associação reuniu com os secretários regionais do Turismo e Ambiente e da Educação e Cultura, com o propósito de apresentar a proposta de musealização da Gruta do Carvão. O GTEAA foi igualmente recebido pelo presidente do Governo Regional dos Açores, a 27 de Abril, e pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no mesmo mês.

Educação, ambiente e património espeleológico
Em Fevereiro de 1995, foi entregue à Secretaria Regional da Juventude, Emprego, Comércio, Indústria e Energia (SRJECIE) uma memória descritiva e uma estimativa de custos para a proposta de intervenção museológica e dinamização e manutenção. Em Maio, a SRJECIE atribuiu um subsídio destinado à elaboração da primeira fase da referida proposta. Esse apoio permitiu iniciar acções de limpeza, electrificação, estabilização e construção de acessos no troço jusante (Rua de Lisboa) da Gruta do Carvão, troço no qual o GTEAA pretende implementar o projecto de musealização e onde o acesso ao público (nomeadamente escolas) se fará de forma organizada.
No dia 21 de Agosto de 1996 efectuou-se o primeiro reconhecimento do troço montante da Gruta do Carvão, troço que se desenvolve para norte da 2ª Circular de Ponta Delgada. Tal como preconizado no projecto de musealização dos Amigos dos Açores, este troço da gruta, dadas as suas características, será de acesso condicionado. Depois dos trabalhos de campo no referido troço (Rua do Paim), decorreu (em Outubro de 1996) uma nova reunião entre os Amigos dos Açores e a Junta de Freguesia de S. José, onde foi apresentado um esboço do troço em questão e foram discutidas as acções concretas a desenvolver naquela zona da cavidade.
Em Agosto de 1997 realizou-se um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, onde foi entregue o livro “Património Espeleológico da Ilha de São Miguel”, bem como o levantamento topográfico de pormenor da Gruta do Carvão e sua localização na malha urbana. A reunião teve como objectivo a inclusão da Gruta do Carvão no Plano Director Municipal (PDM) e no Plano Geral de Urbanização (PGU).
Em Outubro do mesmo ano foi formalmente apresentada à Secretaria Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, a proposta de classificação da Gruta do Carvão, como Monumento Natural Regional, que foi dada a conhecer a diversas entidades, nomeadamente ao presidente da Assembleia Legislativa Regional (ALR), ao presidente do Governo Regional, aos grupos parlamentares da ALR, à Câmara Municipal de Ponta Delgada e ao secretário regional da Educação e Assuntos Sociais.
Com o intuito de conhecer melhor a riqueza biológica do troço da Gruta do Carvão, que se desenvolve para norte da 2ª circular, foi programada uma campanha bioespeleológica para o primeiro semestre de 1998. Estes estudos permitirão fazer um levantamento das espécies cavernícolas existentes, bem como a seriação de medidas a implementar, tendo em vista a sua conservação, atendendo a que aquela zona esteve, até às obras da 2ª circular, Freguesia de S. José, com o apoio dos Amigos dos Açores, será dada continuidade aos trabalhos de remoção das terras acumuladas, junto à entrada existente nos secadores da Fábrica de Tabaco Micaelense. Na sequência de informações recentes, será efectuada uma exploração à gruta localizada na freguesia de Arrifes, que poderá corresponder ao troço mais setentrional da Gruta do Carvão (referenciado em documentos históricos).
Para além da classificação e recuperação da Gruta do Carvão, os Amigos dos Açores, durante o ano de 98, vão dar seguimento ao projecto que visa a urgente integração da cavidade no roteiro turístico dos Açores.

*****

Os Amigos dos Açores estão duplamente de parabéns, não só por cumprirem este ano duas décadas de actividade, mas também pela constância e empenho que levaram à classificação e abertura ao público da Gruta do Carvão. Que contém muitos mais anos em prol da espeleologia açoriana e nacional.


© Amigos dos açores

Sem comentários: