29/01/2009

Propriedades de Titan

O fabricante de cordas espanhol Korda’s colocou um pequeno filme no You Tube sobre o sistema Titan. Este é muito mais do que um simples acabamento, trata-se de um novo sistema de fabrico devidamente testado e patenteado. Até agora as cordas utilizadas em espeleologia, canyoning, montanhismo ou escalada eram constituídas por camisa e alma, daí serem designadas internacionalmente por “kernmantle” (de kern: alma e mantle: camisa).
O sistema Titan incorpora uma terceira estrutura constituída por uma série de fios paralelos ao eixo da corda e no interior da estrutura da camisa. Estrutura responsável pelo maior desempenho dessas cordas face às tradicionais...

3 comentários:

Anónimo disse...

A Beal que se cuide, são excelentes cordas , mas o preço ainda não ajuda muito.
Um grande abraço

Pedro Cuiça disse...

Nunca utilizei cordas de espeleo da Korda’s, mas quando pratico canyoning não uso outra coisa… Tal como as de espeleo, são cordas semiestáticas tipo B (norma EN-1891), de cores vivas (amarelo ou roxo) e muito agradáveis de trabalhar durante as manobras. O único senão que lhes posso apontar é a sua menor resistência à abrasão (a roçamentos), comparativamente com as “tradicionais” cordas de espeleo.
Grande Abraço

NALGA disse...

Olá Pedro
Tenho utilizado uma korda´s de 9mm (tipo B construção clássica) desde 2004. Não tenho nada a apontar em comparação a outras marcas do mesmo tipo, e tenho usado e abusado dela. Quanto a este novo sistema de construção vejo que se ganha bastante em ligeireza, pois consegues ter uma corda do tipo A com somente 9.5mm, que ajuda muito em peso e espaço que ocupa. E para outros desafios ainda consegues uma corda tipo B com somente 8.5mm, muito perto das tipo L em ligeireza mas com a segurança de uma tipo B.
Eu pessoalmente sou um grande utilizador de cordas de 9mm, e acho que nos nossos clubes deveríamos começar a usar mais estes diâmetros, pessoalmente acho que mais de 10mm é um puro exagero.
É claro que para utilizar estes diâmetros devemos ter mais cuidado na equipagem, que mesmo com as do tipo A deveremos ter sempre.
Um grande abraço