21/01/2009

Encerramento do Zambujal (II)

Gruta do Zambujal
Uma aposta na conservação


[FORA DE PORTAS · jornal Forum Ambiente nº 269, 8 de Fevereiro de 2000]

A Gruta do Zambujal vai ser finalmente protegida. Os trabalhos de encerramento já estão em curso e outras iniciativas esperam-se para breve. É a aposta na conservação, depois de um longo período de espera.

Gruta do Zambujal (Arrábida) © Pedro Cuiça (1998)

Os trabalhos com vista ao encerramento da Gruta do Zambujal iniciaram-se há três semanas e a sua finalização está prevista para meados deste mês. O Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA) nunca desistiu da conservação e da dinamização da cavidade, bem como da área envolvente (ver jornal Forum Ambiente nº 268, de 1 de Fevereiro). O Parque Natural da Arrábida (PNA) e a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) também não abandonaram a gruta que foi considerada a “pérola da espeleologia a sul do Tejo”. As medidas de conservação tardaram mas estão aí.

Para um futuro melhor
Segundo Celso Santos, director do PNA, em declarações à Forum Ambiente, a colocação de uma vedação no exterior da Gruta do Zambujal tem por objectivo “preservar todas as formações geológicas” aí existentes, sendo que “durante algum tempo a cavidade foi devassada por muita gente”, assim como proteger a colónia de morcegos que utiliza a gruta.
O encerramento está praticamente concluído” e, paralelamente, está a ser efectuado um estudo da estabilidade geológica e geotécnica da gruta por parte de uma equipa da Universidade Nova de Lisboa (UNL), para determinar os efeitos da indústria extractiva que labora nas imediações da cavidade.
As visitas à Gruta do Zambujal serão condicionadas, sendo apenas autorizadas para investigação ou outros fins que assim o justifiquem. Não estão previstas futuras visitas interpretativas e/ou turísticas. A aposta centra-se na utilização de novas tecnologias de informação e não está posta de parte a reabilitação da área envolvente, nomeadamente através da instalação de um centro de interpretação. O director do PNA manifestou o “interesse que todo o local fosse preservado e requalificado”.
Luís Ferreira, da CMS, declarou que a “colocação de vedação exterior estará concluída em meados de Fevereiro”. Além disso, a Forum Ambiente ficou a saber que o levantamento topográfico da Gruta do Zambujal, a três dimensões, terá início ainda esta semana. O levantamento será coordenado por Joanaz de Melo. Luís Ferreira afirmou ainda que “o NECA está a preparar um projecto de reabilitação da gruta”, nomeadamente tendo em vista a criação de um espaço-museu na área.
O NECA espera efectuar trabalhos de limpeza no interior da cavidade e “deseja fortemente que a gruta seja recuperada”. Para Francisco Rasteiro, presidente dessa associação de espeleólogos, resta aguardar as directivas do PNA e da CMS.


*****

Espeleologia no Algarve

O Centro de Estudos Espeleológicos e Arqueológicos do Algarve (CEEAA) tem vindo a registar uma crescente aderência de novos sócios. Fruto do dinamismo que o CEEAA tem revelado, José Fernandes Mascarenhas, provedor da Misericórdia de Moncarapacho, disponibilizou “uma sede [em Moncarapacho] e uma casa para arrumação de material [no Cerro da Cabeça]”. Entre as actividades desenvolvidas pelo CEEAA destaca-se a recente acção de limpeza e desobstrução de duas grutas, que decorreu no dia 23 de Janeiro no Cerro da Cabeça.
Segundo João Varela, do CEEAA, “uma das grutas desobstruídas veio posteriormente a revelar uma beleza desconhecida, mostrando grande valor espeleológico: microgours, várias bandeiras, excêntricas, algumas tubulares e estalactites de calcite”. Durante os trabalhos efectuados, foi igualmente detectada a presença de fauna cavernícola (insectos). Segundo esse espeleólogo algarvio, “devido ao facto de se encontrar entulhada há muitos anos, a gruta apresentava um bom estado de conservação sem sinais visíveis de destruição, sendo “de destacar a existência de excêntricas numa bandeira”.

Sem comentários: