21/02/2008

Prospecção Geoeléctrica...

[Revista Futuro ● Ano II, nº 14, Fev./Mar. 88, pp. 40-42]

Prospecção Geoeléctrica nos Carsos de Portugal

Actualmente estão em curso investigações na região de Minde (Mira d’Aire), numa zona onde é conhecida a geometria das cavernas, com vista a um importante contributo para o esclarecimento do comportamento físico dos meios cársicos desenvolvidos sujeitos à prospecção geoeléctrica e permitirão a determinação da importância que têm as irregularidades das paredes das grutas (estalactites, estalagmites, colunas, etc.) na variação do contraste da registividade.
Espera-se que o método da prospecção geoeléctrica na detecção de zonas carsificadas se desenvolva de maneira a permitir um maior conhecimento das potencialidades espeleológicas do Maciço Calcário Estremenho e do “Carso Algarvio” com vista a um melhor aproveitamento e protecção dos recursos naturais aí existentes.
O interesse pela prospecção geoeléctrica nos carsos de Portugal desenvolveu-se recentemente. Em Março de 1987 realizou-se na cidade de Tomar o simpósio “Sistemas Cársicos do Litoral Atlântico”. Organizado pela secção de Geologia Económica e Aplicada do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o encontro contou com a colaboração dos professores espanhóis, Rafael Fernandez-Rubio, da Escuela de Minas de Madrid, e Antonio Pulido Boch, da Faculdade de Ciências de Granada.
Durante o simpósio - que pretendia chamar a atenção para os problemas carsológicos em regiões próximas do litoral em condições climáticas atlânticas e, ainda, divulgar a beleza e o interesse científico do Maciço Calcário Estremenho - foi apresentada, entre outras, a comunicação “Prospecção Geoeléctrica em meios Cársicos” proferida por António Roque de Andrade Afonso, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Essa comunicação foi de um interesse impar por abordar a utilização da prospecção geoeléctrica na detecção de zonas carsificadas. Essa técnica analógica utilizada no estrangeiro, desde há vários anos, no estudo de aquíferos livres, já tinha sido praticada em Portugal na zona de Tavira (Algarve) por um grupo do Institute of Earth Sciences (IES) da Amsterdam Free University (Holanda), com o mesmo fim. No entanto, a sua aplicação na detecção de zonas carsificadas é algo de recente, e a sua utilização e adaptação a esse meio de características particulares está a ser desenvolvida actualmente no nosso país, tendo sido apresentada a descrição de alguns resultados dos estudos efectuados, na comunicação de Andrade Afonso.
Os estudos realizados em Portugal foram levados a efeito na zona de Paderne (Algarve), entre Cabanita e Purgatório, e na zona da Gramatinha (Ancião). Essas zonas foram escolhidas por possuírem dois tipos de carso com morfologia substancialmente diferentes: a zona de Paderne, de cavernas pouco desenvolvidas, onde predominam as formações dolomíticas, e a zona da Gramatinha., onde até à profundidade de 300 metros as formações são calcárias com cavidades bem desenvolvidas. Essas diferenças possibilitariam a análise da validade do método para o fim pretendido.
Sondagens mecânicas efectuadas posteriormente à realização da prospecção geoeléctrica vieram confirmar, sobretudo, do ponto de vista qualitativo, as interpretações feitas. Todavia, o comportamento físico dos meios cársicos desenvolvidos não é suficientemente conhecido, pelo que a sua modelação se torna difícil do ponto de vista quantitativo, segundo Andrade Afonso. O grupo holandês do IES, que estudou a dinâmica de alguns aquíferos em carsos da zona de Tavira, chegou a idênticos resultados: “Especially to locate abrupt lithological changes in the subsoil this method gives good results. A quantitative interpretation is however difficult.” (W. Geirnaebert, P.H. Van Beers, J.J. de Vries e H. Hoogeven).
É de salientar que a contribuição da prospecção geoeléctrica para o estudo dos meios cársicos pode ser de grande importância; no entanto, as metodologias utilizadas, quer na aquisição de dados, quer no seu tratamento automático, devem estar de acordo com o modelo físico que se adapte à morfologia da região em estudo. Os dados espeleológicos do carso em estudo, nomedamente a inventariação, desenvolvimento e topografia das cavidades aí existentes, aliados ao conhecimento geológico do terreno, serão de grande importância na fase de experimentação e desenvolvimento do método em Portugal; daí ser, sem dúvida, importante a aplicação da prospecção geoeléctrica na zona do Planalto de Stº. António, Serra de Aire e Serra dos Candeeiros, zona há longos anos estudada no aspecto espeleológico.

Sem comentários: