19/02/2008

Entulhamento do Escarpão

O Centro de Estudos Espeleológicos e Arqueológicos do Algarve (CEEAA) alertou, em Janeiro de 2004, para a destruição do Algarão do Escarpão. Como já é costume, nada foi feito para recuperar essa emblemática cavidade. A gruta foi entulhada, inexplicavelmente, pela Câmara Municipal de Albufeira e só face ao envolvimento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Alg) é que a edilidade manifestou interesse no que concerne à reposição da situação. Acontece que, agora, resta saber como é que se vai processar a recuperação da gruta entulhada com toneladas de terra. E quando?
O Algar do Escarpão, sito na freguesia de Paderne (concelho de Albufeira), é uma das cavidades mais importantes do Algarve por, entre outras características, albergar um curso de água e apresentar índices elevados de dióxido de carbono no seu interior.
O Algarve possui a segunda maior área de terrenos carbonatados do país, onde os fenómenos cársicos se encontram bem expressos, nomeadamente através de uma geomorfologia típica e da ocorrência de inúmeras grutas. Promover a região passa inevitavelmente pela preservação do património, incluindo aquele que se esconde sob os nossos pés.
Escarpão © J. Varela

Sem comentários: