13/07/2011

A atracção...

Não sei se deveria ter denominado este post "A atracção pelo mundo subterrâneo", "A vandalização do mundo subterrâneo" ou o "Invento mais ou menos subterrâneo"! Isto sobre o facto de ter deparado com a vedação de uma das Grutas de Leceia digamos... inutilizada. Não é que me espante com tais eventos tendo em conta que já me deparei com muitas situações tão ou mais grotescas ou "surrealistas": Gruta da Senhora, Gruta de Ibne Ammar, Solestreiras, Gruta do Fumo, Gruta de Salemas, Gruta de Salir do Porto, etc..
Atracção porque, à semelhança de outros casos congéneres dispersos pela geografia nacional e ao longo do tempo, o "pessoal" não resiste aos encantos ou mistérios de um buraco e ainda para mais cuja entrada esteja barrada por portão, gradeamento ou outra solução semelhante: é o fruto proibido! Vandalização porque é o que acontece a muitas das cavernas de fácil acesso e que começa, desde logo, pela destruição total ou parcial da solução adoptada para tentar impedir a entrada. Invento porque se trata frequentemente da invenção adoptada para, em nome de um intento bem-intencionado mas desde logo votado ao fracasso, adulterar a paisagem... A questão que se coloca, nesses casos, será: quanto tempo é que vai durar? A solução adoptada - seja um portão, um gradeamento, uma rede ou similares - entenda-se.
Para não se ficar a pensar que sou um mal-intecionado, concedo a hipótese dos senhores que fecharam a dita gruta terem agora adoptado esta solução pouco usual, de se "livrarem" de parte da rede, por terem perdido as chaves dos cadeados ou estes já não abrirem por estarem demasiadamente ferrugentos :) Afinal o trabalhinho está feito com tal primor - não se limitaram a abrir um buraco e entortar a rede de forma grosseira, e nem sequer deixaram os restos no terreno - que será de pensar que foi feito por gente conscienciosa. Antes isso... De resto, nas outras grutas aí existentes as vedações de rede vão-se mantendo! Mas justiça seja feita, em algumas delas também não constituem qualquer óbice à entrada nas mesmas ;-)

1 comentário:

Gonçalo Lobato disse...

Estive nas Grutas de Leceia no final de Março e apesar de a vedação não impedir a entrada (por existir espaço entre a parede e a vedação), a mesma estava em bom estado. É incrível ver como poucos meses depois se chega a uma situação como esta. Pela "obra" que se vê nas imagens o autor ou autores não foram de certeza os miudos de 12 anos que por lá encontrei na altura.