02/03/2009

Mais uma derrocada no Zambujal?!

O Diário de Notícias de hoje apresenta um artigo, da autoria de Roberto Dores, sob o titulo “Derrocada Ameaça Gruta do Zambujal”. Trata-se, mais uma vez, de um alerta por parte do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA) acerca da destruição da Gruta do Zambujal. O assunto já não é novo (bem pelo contrário), a novidade refere-se a uma pretensa “derrocada com a construção de uma estrada na zona”. Sobre o assunto, a destruição do Zambujal, já tivemos oportunidade de escrever diversas peças jornalísticas sendo, deste modo, interessante seguir a evolução dos acontecimentos. Só para dar alguns exemplos (outros se encontram no Spelaion): Encerramento do Zambujal I, II, III e IV ou Zambujal: Tudo na mesma ou Zambujal I (da autoria do meu querido amigo António Martins).
A notícia de hoje foi veiculada por Francisco Rasteiro, presidente do NECA, que ao ter visitado a gruta recentemente deparou com um cenário “desolador”. Segundo descreve Roberto Dores, do DN, esse espeleólogo sesimbrense deparou com “formações únicas completamente destruídas, como consequência das obras de construção dos acessos a uma torre de controlo do tráfego marítimo na Serra dos Pinheirinhos”.
Houve a necessidade de retirar rocha num processo que durou seis meses. Nós denunciámos o risco que isso representava para a gruta, até porque se avançou para os trabalhos sem um estudo de impacte ambiental que permitisse apurar os danos que as obras iriam causar. A derrocada que se registou não nos surpreendeu totalmente", lamentou o presidente do NECA ao DN.
A notícia em causa prossegue com alguns considerandos acerca do aproveitamento turístico da gruta (questão também recorrente), no entanto resta saber se tal será sensato ou até possível... É que tantos anos de destruições, mais ou menos paulatinas, desfiguraram aquela que já foi considerada a "pérola da espeleologia a sul do Tejo" de forma irreversível. A Gruta do Zambujal não é hoje mais do que uma caricatura daquilo que já foi!


[Fotografias: Gruta do Zambujal (Arrábida) © Francisco Rasteiro]

Sem comentários: