27/03/2009

Regaleira Subterrânea

[(3 de Abril de 2009) ATENÇÃO: o programa do evento sofreu alterações para consultar a versão actualizada clique AQUI ]

A Associação dos Espeleólogos de Sintra (AES) e a Cultursintra/Quinta da Regaleira promovem, no dia 4 de Abril, um ciclo de conferências sobre espeleologia na Quinta da Regaleira (Sintra). O evento, coorganizado pela Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE), realiza-se no âmbito da parceria existente entre esta federação e a Comissão Nacional da UNESCO através do seu comité para o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT).
No dia 4 de Abril (sábado), depois da Assembleia-Geral da FPE, serão apresentadas três palestras, inaugurada uma exposição no âmbito do AIPT-UNESCO e expostos diversos posters da Comissão Científica da FPE, trabalhos fotográficos da AES, Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA) e Grupo de Espeleologia e Montanhismo (GEM), tal como muitas das fotografias de espeleólogos de associadas da FPE que estiveram presentes nas I Jornadas Científicas de Espeleologia.
À noite, os participantes poderão assistir ao lançamento de um vídeo da Liga para a Protecção da Natureza/Centro de Estudos e Actividades Especiais (LPN/CEAE) sobre a área do Cabo Espichel e ainda acompanhar uma visita aos subterrâneos da Regaleira. Os espeleólogos que pretendam pernoitar em Sintra poderão fazê-lo numa sala de ioga, com balneários, cedida gratuitamente para o efeito.
A organização conta acolher mais de 20 mil visitantes durante os 19 dias que irá durar a exposição que ficará patente na Quinta da Regaleira.
Para mais informações, contacte a AES através do telemóvel 960 226 141 ou do e-mail aes@sapo.pt.


Associação dos Espeleólogos de Sintra]

*****

Programa

Sábado (4 de Abril)
09:30 – Recepção dos participantes
10:00 – Assembleia-Geral da FPE
13:00 - 14:45– Almoço e visita livre ao palácio e jardins da Regaleira
15:00 – Abertura do Ciclo de Conferências com a presença do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal
15:30 – Visita acompanhada à Exposição
16:00 – Início do Ciclo de Conferências sobre o Património Geológico de Sintra com os professores Galopim de Carvalho e Maria Luísa Rodrigues, e Dr. Luís Patrício em respectivamente: “À descoberta da geologia de Sintra e dos dinossáurios que por aqui andaram”, “Geoturismo-Lapiás da Granja dos Serrões/Negrais” e “Apresentação do Museu de História Natural de Sintra”.
17:45 – Assinatura do Protocolo FPE/Fundação CulturSintra/AES
18:00 – Início do Ciclo de Conferências sobre Estudos, Monitorização e Salvaguarda do património espeleológico vivo e mineral, com os Professores Luísa Rodrigues e José Carlos Kullberg, a doutoranda Sofia Reboleira e o espeleólogo Gabriel Mendes em: “Criação do Morcegário Laboratorial -Importância na conservação dos morcegos”, “Comissão Europeia para a Conservação de Cavidades/breve apresentação e Gruta do Zambujal Sesimbra - Estudo de impactos negativos naturais vs. acção do homem”.
19:30 – Cerimónia de Encerramento
20:00 – Jantar
21:30 – Regaleira Subterrânea – Visita nocturna ao património subterrâneo da Quinta (Trás o teu capacete ou frontal)

Sem comentários: