A iniciativa designada “Na Mira da Mina” numa primeira fase circunscreve-se à Mina de Água Teresa Saldanha e Sousa mas posteriormente estender-se-á a outras minas de água. As visitas iniciam-se no Espaço Monsanto (Centro de Interpretação), são enquadradas por Rui Marques (técnico da DESA) e os participantes são equipados devidamente, com capacete, galochas e iluminação.
Neste momento, a actividade “Na Mira da Mina” centra-se na descoberta da Mina de Água Teresa Saldanha e Sousa, situada no Espaço Biodiversidade do Parque Florestal de Monsanto. Após um primeiro momento de acolhimento e enquadramento, por parte de Rui Marques, os participantes exploram um percurso subterrâneo onde são abordadas várias temáticas, focando em particular a problemática da água e da geologia na Serra de Monsanto e sua envolvente, nomeadamente no que concerne à abertura de diversas minas de água. Actualmente conhecem-se 28 minas de água em Monsanto, das quais cinco são passíveis de serem visitadas.
Esta actividade constitui uma oportunidade única de conhecer outra faceta da Serra de Monsanto (o seu lado subterrâneo), devidamente enquadrado. Esta trata-se de uma iniciativa tão inusual e diferente quanto interessante e cativante. Vá e veja…
A realização das actividades está dependente das condições meteorológicas. Para mais informações ou marcação de visitas, contacte a DESA através do telefone 218 170 200 ou do e-mail desa@cm-lisboa.pt.
Mina de Água Teresa Saldanha e Sousa © Pedro Cuiça (2009)
[fotografia topo: Rui Marques/Mina de Água Teresa Saldanha e Sousa © Pedro Cuiça (2009)]
Sem comentários:
Enviar um comentário