16/12/2009

E viva a liberdade!...

Um grupo de escuteiros foi notificado a pagar 200 euros por ter pedido autorização ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) para efectuar “uma actividade, que incluía visitas a aldeias e caminhadas na serra”. A notícia foi hoje publicada no Diário de Notícias e espelha bem o estado a que se chegou no tocante à prática de actividades de ar livre em Portugal.
O pagamento de taxas para visitar áreas protegidas tem suscitado acesa discussão em todo o país. Apesar da Portaria 1245/2009, que obriga ao pagamento das taxas só ter estado em vigor entre 13 de Outubro e 5 de Dezembro, são muitos os protestos. Desde o início de Dezembro que a portaria está suspensa mas, os pedidos efectuados nos dois meses de vigência, continuam a implicar custos. O caso dos escuteiros de Braga está entre esses pedidos.
Pelo andar da carruagem daqui a uns anos temos todos liberdade para fazer actividades… nos centros comerciais!!! O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) será, nesse pressuposto, um excelente exemplo, tendo em conta que já possui duas infra-estruturas do género no ponto mais alto do País. Ainda bem que podemos contar com uma elevada coerência no tocante à conservação da natureza. Desta forma temos o futuro garantido, resta saber é em que moldes.

Sem comentários: