19/06/2008

Caving, espeleismo e quejandos

© DR

CAVING
Emocionante atividade de Incursão em Cavernas, utilizando-se de técnicas como Rapel, Ascensão, entre outros. A atividade consiste em descer abismos, explorar fendas estreitas, e outras cavidades naturais, rastejando por condutos apertados, desbravando rios subterrâneos, procurando descobrir novas galerias, salões, belezas e mistérios das cavernas. Muito praticada em outros países como França, Itália e Austrália, no Brasil nasceu como um braço da espeleologia.
(…)
ESPELEO-TURISMO
O Espeleo-Turismo é atividade de aventura que consegue unir as emoção do Caving com a preocupação de estudo e preservação da espeleologia.”

(Caving; http://ecoventure.com.br/usuario/GerenciaNavegacao.php?caderno_id=096&nivel=0)

© DR

[Nem mais... Da espeleologia ter-se-á originado, portanto, o caving e o espeleo-turismo. Os nossos amigos brasileiros não descobriram ainda o termo "espeleismo" para substituir o estrangeirismo “caving” ou o mais brejeiro "buraquismo". Mas é tudo uma questão de tempo. Desta forma poderemos explorar grutas alegremente, sem preocupações científicas ou ambientais, não é? Ou diferenciar-nos, nós os espeleólogos, daqueles que não passam de simples curiosos: os buraqueiros. Desculpem, espeleístas. E o espeleo-turismo tem preocupações de estudo e de preservação como a espeleologia? Pois assim seja...]

Sem comentários: