20/11/2009

Ambiente na mira da PSP

A PSP realiza a partir da próxima segunda-feira (dia 23 de Novembro) uma operação de fiscalização que irá incidir sobre as infracções ambientais em pedreiras, extracção de areia , oficinas de automóveis e circos.
A operação denominada "Ambiente Seguro 2009", que se irá prolongar até dia 29 de Novembro, conjuga a vertente preventiva e pedagógica com a fiscalização e a dissuasão do não cumprimento da legislação ambiental. Segundo a PSP, a operação visa "aumentar a capacidade operacional, através de adequada rentabilização dos meios humanos e materiais de que dispõe, em especial as equipas afectas às Brigadas de Protecção Ambiental e Brigadas de Intervenção Rápida." Há que dar trabalho ao pessoal e, sobretudo, garantir que a lei é cumprida! Antes isso...

06/11/2009

Ena Pá! Mais do bom...


Ena Pá, estamos em 2009! Regressámos novamente ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) para constatar a coerência no que concerne aos processos de conservação da natureza. Ficámos, contudo, um pouco confusos: não sabemos se estão a tratar da biodiversidade, se estão a tratar da geodiversidade ou de ambas! Confortou-nos saber que a placa de "PEREIRA EM ACTIVIDADE" conserva-se na mesma postura e encontra-se de boa saúde. Pelo nosso lado, tratámos de endireitar a dita placa por altruistas razões de segurança, ao pretendermos facilitar a visualização do alerta para a mega cratera que por detrás desta se esconde; esperando sinceramente não provocar qualquer impacte no meio. Nunca se sabe, não é? O facto de nos locomovermos a pé também nos preocupou um pouco, mas ainda não conseguimos levitar... Também constatámos que os aerogeradores continuam viçosos e mais abundantes do que cogumelos. À semelhança do ano passado aqui ficam algumas imagens. E, tal como antes, à falta de considerandos politicamente correctos, só nos ocorre mais do bom:

"Marisco é bom,
Marisco satisfação,
Marisco é bom,
Marisco é-i..."






05/11/2009

Virus ataca morcegos em Espanha

"Antes de nada señalar la referencia a la publicación de dicha noticia (otra ref. más, otra más, etc.). Como siempre, hay que cogerla con reservas, y estar a la espera de resultados concluyentes. Frases del tipo "De momento, nuestra sospecha es que no se trata de un virus patógeno" puede hacer pensar que los caminos del mundo científico, muchas veces de naturaleza difusa, unido al de la prensa, en algunas ocasiones genera noticias excesivamente alarmistas, aunque prefiero no opinar al respecto hasta tener más información y poder acceder a estudios científicos concretos, en lugar de noticias en prensa que, en muchas ocasiones, puedan buscar ...Otra referencia destacable "los murciélagos transmitirán directamente el ébola al hombre", que apunta a una relación directa entre las migraciones anuales de quirópteros y las epidemias de ébola (ver pdf que se incluye en dicha entrada)."

[Fonte: Nino (blogue EC/DC)]